Select your language

 

23 de Março de 2017

São muitas as notícias que dão conta de menores, vindos de África e da América Latina, que chegam à Europa com o sonho de se tornarem jogadores de futebol profissionais. Mas quem são estas crianças? Que histórias têm para contar? Quais as suas motivações? Qual o papel da família e dos empresários em todo o processo? Juventude em Jogo é projecto jornalístico que tenta reponder a estas perguntas e, ao mesmo tempo, evitar o olhar exotista e a abordagem essencialista frequentemente dada pelos media às temáticas que envolvem fluxos migratórios Sul-Norte.
 
Juventude em Jogo é um projecto de investigação jornalística publicado originalmente na Divergente (divergente.pt), uma revista multimedia independente que se dedica ao jornalismo de investigação. Sofia da Palma Rodrigues e Diogo Cardoso, dois dos jornalistas envolvidos na realização desta reportagem, apresentarão o fluxo de trabalho que a tornou possível: as suas motivações, os desafios e os diferentes formatos em que esta acabaria por se transformar.
 
Pretende-se também focar o debate no tratamento jornalístico que é frequentemente dado a temáticas relacionadas com fluxos migratórios no geral, e como continente africano em particular.
 
Com:
Sofia da Palma Rodrigues | Divergente / Bagabaga Studios
Diogo Cardoso | Divergente / Bagabaga Studios
 
Moderação: Daniel Cardoso (ECATI-ULHT / FCSH-UNL)
 
Para mais informações, consultar o site sobre a V Semana da Comunicação da Universidade Lusófona